11.11.07

Achados e Perdidos

Hoje eu resolvi falar um pouco dos livros que descubro, totalmente por acaso, nos sebos da vida. Há muito que não compro os livros da moda, esses eu deixo pros familiares e amigos me darem de presente, senão não teria graça pra eles, tadinhos...
Como ando participando da política do 'Viva somente com o necessário', destinei apenas duas pratileiras das minhas estantes para livros (excluindo aí os didáticos), e toda vez que entra um novo, sai um velho (excluindo aí os sentimentais)... Nesse troca-troca, levo os velhos e trago alguns que, pela capa ou pelo título, julgo serem bons. Claro que me decepciono muito, mas tenho encontrado algumas coisas bem interessantes.


Esta é Rachel Gutiérrez, gaúcha, pianista, mestre em filosofia. Criou com Ester Scwartz, a Associação dos Leitores e Amigos de Clarice Lispector.
Ela tem um livro muito bom, de poesias, chamado 'Comigos de Mim'.
"Quando você entrou
com flores vermelhas na mão
e dois poemas na pasta
foi como se eu despertasse
de um longo sono sem sonhos
onde se escondia, grávida,
minha poesia."


Este livro do Marquês de Sade é o único em que ele fala de algo de que fugia, o Amor. Mas, pra Sade, é importante "pintar os homens como eles são", e como eles nem sempre são totalmente sádicos, podem se apaixonar.
"Morreu jovem, lamentado pelos amigos, e deu, com esse fim desastroso e prematuro, o cruel exemplo: que a mais doce felicidade do homem... a associação com uma mulher que lhe convém, pode escapar até no seio da opulência e da virtude".




Agora, um clássico: Fanny Hill ou Memórias de uma mulher de prazer, de John Cleland, considerado o primeiro romance erótico moderno. Em formato de cartas e narrado em primeira pessoa pela jovem Fanny Hill, conta as aventuras de iniciação sexual de uma jovem " nem tão inocente assim" que, órfã aos quinze anos, vai para Londres tentar a vida e acaba se tornando uma requisitada cortesã.
Imperdível!


2 comentários:

Anônimo disse...

Nat,

Primeira vez que frequento aqui. E gostei... principalmente porque seu gosto literario e' parecido com o meu.

Keep it up, babe !
RW in Miami

Putanheiro disse...

Seu blog já bateu no gp guia...
http://www.gpguia.net/phpbb/phpbb2/viewtopic.php?t=65894&postdays=0&postorder=asc&start=0