13.2.08

Demian

Para a Gwyn

"Todos temos origens comuns: as mães; todos proviemos do mesmo abismo, mas cada um - resultado de uma tentativa ou de um impulso inicial - tende ao seu próprio fim. Assim é que podemos entender-nos uns aos outros, mas somente a si mesmo pode cada um interpretar-se..."

Herman Hesse


"São muitos os caminhos pelos quais Deus pode nos conduzir à solidão e levar-nos a nós mesmos. Por um desses caminhos conduziu-me então. Foi como um sonho mau. Vejo-me avançar desassossegado e ansioso, como um homem atormentado por um pesadelo, através de longas noites de bebedeira e de cinismo, por um caminho odiento e sujo, coberto de bebida. Há sonhos assim em que, ao seguirmos em direção ao palácio da Princesa Encantada, afundamo-nos de repente num lodaçal ou seguimos por uma ruela imunda e pestilenta. Tal foi o que me ocorreu e tal foi o processo nada belo que me estava destinado seguir para chegar à solidão e interpor entre o paraíso de minha infância e eu, uma porta hermética, defendida por dois resplandecentes guardiães implacáveis.
Quanto a mim, me sentia sem cuidados. Mantinha à minha maneira, tão singular quanto pouco atrativa - com bebedeira e jogo - a luta contra o mundo: era minha forma de protesto. Mas com ela me aniquilava, e ao perceber isso equacionava às vezes a questão nos seguintes termos: 'Se o mundo não podia utilizar homens como eu, se não tinha para mim nenhum lugar melhor nem podia arranjar-me uma função mais alta, então não me restava outro caminho senão o aniquilamento. Pior para o mundo'"

2 comentários:

Gwyn disse...

Obrigada Nat,

Recebi como um presente de Valentine's Day..

um beijao grnde

Gwyn disse...

Desse livro que li quando ainda era adolescente ( ha muitos anos luz )o que nunca esqueci:-

"O amor nao deve pedir nem exigir, deve ter a forca da certeza, pois ai passa atrair ao invez de ser atraido."

Semmpre tomei isso como uma verdade imensa, nao so em relacao ao amor, mas a tudo na vida..aquando temos a certeza ao ponto de nao existir mais nenhuma ansiedade em relacao a algo, pode sentar e esperar... acontece.