9.2.08

Imagens que falam e palavras que mostram...

Oh, sobretudo
Que ela não perca nunca, não importa em que mundo
Não importa em que circunstâncias, a sua infinita volubilidade
De pássaro; e que acariciada no fundo de si mesma
Transforme-se em fera sem perder sua graça de ave; e que exale sempre
O impossível perfume; e destile sempre
O embriagante mel; e cante sempre o inaudível canto
Da sua combustão; e não deixe de ser nunca a eterna dançarina
Do efêmero; e em sua incalculável imperfeição
Constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável.
Receita de Mulher - Vinícius de Moraes


Oh! quem pintara o cetim
Desses limões de marfim,
Os leves cerúleos veios
Na brancura deslumbrante
E o tremido de teus seios?
Seio de Virgem - Álvares de Azevedo









Morena, minha Morena,
És bela, mas não tens pena
De quem morre de paixão!
– Tu vendes flores singelas
E guardas as flores belas,
As rosas do coração?!...

Moreninha - Casimiro de Abreu



Aqui – oh quantas vezes!... eu a tive
Em acessos de amor desfalecida!
Lasciva e nua – a me exigir mais gostos
Por sobre mim caída!

Junqueira Freire -
Inspirações do Claustro


Como um negro e sombrio firmamento,
Sobre mim desenrola teu cabelo...
E deixa-me dormir balbuciando:
– Boa noite! –, formosa Consuelo...
Boa Noite - Castro Alves



E ao longo de teu corpo elástico, onduloso,
Corpo de cascavel, elétrico, escamoso,

Em toda essa exten
são pululam meus desejos,
– Os átomos sutis, – os vermes sensuais,
Cevando a seu talante as fomes bestiais
Nessas carnes febris, – esplêndidos sobejos!
Carvalho Junior - Antropofagia











A todo o momento o vejo...
Teu corpo... a única ilha
No oceano do meu desejo...

Teu corpo é tudo o que brilha,
Teu corpo é tudo o que cheira...
Rosa, flor de laranjeira...

Teu corpo claro e perfeito -
Manuel Bandeira







4 comentários:

pingwyn disse...

belissimas fotos..lindissimos poemas!!

pingwyn disse...

mais do que querer ser a musa inspiradora desses poemas, e a vontade de querer viver as situacoes por eles declamados...

Clara disse...

Adorei as fotos. Gostei especialmente a foto do pé branco + mão negra. Espectacular!

Nat disse...

Nossa, Gwyn, falou tudo que eu penso.

Clara, a foto do pé é espetacular. Aliás, entrando no site do Jose Manchado tem uma sessão só com os dois, um negro e uma branca. Lindo, lindo, lindo!!!