20.2.08

Museu do Sexo Brasileiro

Existem vários Museus do Sexo pelo mundo.

Museu de Arte Erótica de Copenhagem; Erotic Art Museum Hamburg; Beate Uhse Berlin; Museu de Arte Erótica de Stockholm; Museu da Menstruação, Nova York; Museu da Antiga Cultura do Sexo da China (com uma coleção de mais de mil peças); Museu de L´Erótica de Barcelona, Barcelona (Espanha), inaugurado em 1999; Musée De L'érotisme De Paris, Paris (França) inaugurado no final de 1997; Museo Erótico De Madrid, Madrid (Espanha); Museum Of Sex MoSex, New York (USA).

Só Amsterdam tem três: Museu Erótico em Achterburgwal em Amsterdam; Sex Museum Amsterdam Venustempel inaugurado em 1985 e o Erotish Museum Amsterdam "The Art of Erotics".

O Brasil também tem o seu Museu do Sexo, só que ele é virtual. O Museu é uma idealização da Professora Carmita Abdo, que diz que " pensar sobre a sexualidade no Brasil, remete de pronto aos registros históricos da descrição dos corpos e práticas sexuais dos povos autóctones feita por Pero Vaz Caminha, aos personagens históricos portugueses que criaram clãs nas nações indígenas e à miscigenação forçada e exploradora do senhor branco da casa grande contra as negras das senzalas. Dito desta forma, a história da sexualidade no Brasil parece ser a história da repressão sexual e do domínio de raça, cultura e gênero de um povo sobre outros povos."

Provavelmente meus queridos leitores pensam como eu e não acreditarão que o Brasil, o País do Carnaval, das mulatas gostosas, das mulheres de peitos de fora, só tem um Museu do Sexo, e virtual.

E foi aí que eu cheguei... na Bahia!!!!


É claro que a Bahia não poderia deixar de ter o seu Museu do Sexo. Na verdade, ele se chama Museu da Sexualidade da Bahia, e é administrado pelo Grupo Gay da Bahia , funcionando provisoriamente na sede do grupo desde 1999. A curadoria do Museu é do historiador Marcelo Cerqueira com assessoria do Departamento de Antropologia da UFBA.

O acervo do Museu da Sexualidade da Bahia consta atualmente com mais de 500 peças, e é composto basicamente por cerâmicas eróticas do Nordeste, coleções de canecas em forma de pênis oriundas de diversas partes do mundo, terracotas provenientes do Peru e México, de
inspiração nas culturas Incáica, Asteca e Maia, esculturas em bronze e ferro da África Ocidental, porcelanas e metais da Holanda, França e outros países europeus, esculturas em metal e baixos relevos da Índia, cópias perfeitas de esculturas italianas das cidades de Pompéia e Herculano.

O objetivo do Museu é coletar, classificar e preservar as representações da cultura material e intelectual produzidas pelo homem através da cerâmica, pintura, escultura e demais objetos da
cultura popular e erudita com temática erótica, tanto no Brasil, como em outras culturas do mundo, além de fomentar a discussão sobre sexo seguro.

Endereço Provisório do
Museu da Sensualidade da Bahia
Rua Frei Vicente, n. 24 - Pelourinho/Salvador/BA

Caixa Postal 2552 - 40022-260 Salvador - BA
Fone/Fax: 71 - 322 2552

Com certeza você também deve ter ficado com pena de um acervo tão interessante como este ter um lugar ainda provisório depois de quase dez anos de funcionamento.
Mas, se o pessoal da Bahia quiser abrir uma filial lá em Canoas, no Rio Grande do Sul, eles terão uma ótima infraestrutura. É que eu tô falando do Complexo de Arte Erótica, um projeto da arquiteta Paula Posser, que pretende reunir um Museu do Sexo, um Teatro Ritual e um Restaurante Afrodisíaco com Banquete Sexual e Danceteria.











Bem, com certeza eu seria uma das frequentadoras. Mas vocês não acham estranho um Museu do Sexo justamente na terra dos gaúchos? Sem preconceito, claro, mas que ele combina muito mais com a Bahia, ah, combina...

6 comentários:

Monsores, André disse...

Uhmm, que tal sairmos pelo mundo de museu em museu, coletando inspiração, hein?

Bom dia, mon amour.

Beijos!

Gwyn disse...

Nat,

Desculpas o off..

passei para dizer que aquela passagem de Herman Hesse que voce postou no open do PD e do Demian.
SE voce quiser voce pode baixar o livro aqui

http://tinyurl.com/2nwpct

a passagem que vc escreveu esta na pagina 131..em paragrafos diferentes..
Voce pode escrever la no PD depois para que o/a Nete fique sabendo

um beijao

Nat disse...

Gwyn, eu tinha quase certeza que era do Demian. Como eu li a trilogia seguida, fiquei na dúvida. Muito obrigada, vou avisar a Nete.

André, essa sua proposta é mais do que indecente, embora eu não precise de tanta inspiração hehehhe
É só falar quando, que as malas ficam prontas em uma hora ;- )

Bjs

Clara disse...

Tens um desafio no meu blog!

osrevni disse...

O canal do Mangue não deixa de ser um museu do sexo... Tanta gente importante já passou por lá...

Nat disse...

Clara, já vou lá aceitar o desafio.

Diego, tu tens toda razão. Aproveito pra dizer que tô cada vez mais apaixonada pelos seus blogs. Parabéns!