16.3.08

Censura não!

Dia 12 de março último foi escolhido para ser o Dia da Livre Expressão Online. Várias manifestações virtuais em lugares como Cuba, China, Mianmar, Turcomenistão, Vietnã, Egito, Eritréia, Coréia do Norte e Tunísia (com exceção da Eritréia, esses países mais Belarus, Etiópia, Irã, Arábia Saudita, Síria, Uzbequistão e Zimbábue fazem parte dos 15 países incluídos na lista de "inimigos da internet"), foram organizadas pela Ong Repórteres sem Fronteiras.

Para participar da manifestação bastava entrar no site, escolher um avatar e a mensagem que gostaria de carregar na placa. As manifestações aconteciam em representações virtuais de praças públicas locais, como a Praça da Paz Celestial, na China.

Em pouco mais de cinco horas as manifestações já tinham atraído mais de 4 mil pessoas.

A Ong Repórteres sem Fronteira trabalha para divulgar a censura na internet, e relata que mais de 2,6 mil blogs, sites ou fóruns de discussão foram fechados ou tiveram seu acesso bloqueado em 2007, e 62 "dissidentes da internet" estão presos hoje no mundo todo. A Ong prometeu realizar protestos virtuais todo ano neste mesmo dia.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: